Em jogo muito disputado, Unilever vence o Praia Clube e segue líder da Superliga
Gabi foi a melhor em quadra
Em mais um jogo equilibrado entre as duas equipes, a Unilever venceu o Banana Boat/Praia Clube por 3 sets a 2 (26/24, 23/25, 25/19, 21/25 e 15/10), nesta terça-feira (29/1), em 2h23min de partida, no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia. A partida, válida pela quinta rodada do segundo turno da competição, repetiu o placar do primeiro turno. O troféu VivaVôlei, entregue à melhor jogadora em quadra, ficou com a ponteira Gabi, enquanto as maiores pontuadoras da partida foram Letícia Hage e Michelle, do Praia, ambas com 21 pontos. Pela Unilever, Juciley marcou 19 pontos.
Com o resultado, a Unilever soma 36 pontos e segue na liderança isolada da Superliga, seguida pelo Sollys/Nestlé, com 33, e pelo Praia Clube, com 31, respectivamente, segundo e terceiro colocados.
Para o técnico Bernardinho, a sua equipe fez um jogo de muitos erros. "Erramos muito, principalmente no passe, o que acabou complicando o jogo para o nosso lado. Senti o time apático em alguns momentos, mas o lado bom é que soube buscar o resultado e conseguimos a vitória", disse o treinador.
Feliz com o troféu VivaVôlei, Gabi, caçula da equipe Unilever, afirmou que foi uma partida difícil. "A vitória foi importante, mas erramos bastante. Elas fizeram um bom jogo e tiveram o apoio da torcida, que fez barulho e pressão", destacou a ponteira.
Para a capitã e levantadora Fofão, o time mineiro soube aproveitar a vantagem de estar jogando em casa, onde ainda não havia perdido até então. "Foi uma boa partida. O fato de termos vencido nos dá moral e ainda mais disposição para a continuidade do campeonato", comentou.
A Unilever começou a partida com a levantadora Fofão, as ponteiras Natália e Logan Tom, as meios-de-rede Valeskinha e Juciely, a oposta Sarah Pavan e a líbero Fabi. Entraram: Bruna, Roberta, Régis e Gabi. O Praia foi para o jogo com a levantadora Juliana, as ponteiras Michelle e Dayse, as meios-de-rede Danielle Scott e Letícia Hage, a oposta Monique e a líbero Arlete. Entraram: Nicole, Alice, Camilla Adão e Mayhara.
O jogo
No set inicial, o Praia Clube chegou ao primeiro tempo técnico em vantagem: 8 a 6. Com um ponto de bloqueio de Danielle Scott o time da casa abriu: 16 a 12. Forçando o saque, a Unilever correu atrás do placar e empatou em 24 a 24, após estar perdendo por 24 a 20. O time do Rio ganhou moral e fechou o set com um ataque para fora de Monique: 26 a 24, em 32 minutos.
Na primeira parada técnica do segundo set, vantagem do Praia: 8 a 6. Com três pontos seguidos de bloqueio, o time carioca fez 10 a 9. Melhor nos contra-ataques, a equipe de Uberlândia buscou o placar e fechou na frente também o segundo tempo técnico: 16 a 11. Aproveitando-se dos erros de recepção do time carioca, o Praia chegou ao set point: 24 a 16. Com Gabi no saque, a Unilever, então, fez sete pontos seguidos e encostou: 24 a 23. Mas, com um ataque de Mayhara, o Praia fechou em 35 minutos: 25 a 23.
Ao contrário dos sets anteriores, a Unilever chegou à frente no primeiro tempo técnico do terceiro set, com um ponto de bloqueio de Valeskinha: 8 a 6. Melhor no saque e no bloqueio, a equipe do Rio abriu, fechando o segundo tempo técnico: 16 a 12. Com Sarah Pavan pontuando mais nos contra-ataques, as cariocas ampliaram: 20 a 13, para chegar em 25 a 19, em 30 minutos.
Com recepção falha, a Unilever permitiu que Uberlândia fechasse o primeiro tempo técnico do quarto set: 8 a 5. A equipe de Minas abriu (12 a 8), obrigando o técnico Bernardinho a pedir tempo. Mas o Praia fez 16 a 11, com um ataque de Michelle. O Rio reagiu, mas não o suficiente para virar o set, vencido pelo Praia por 25 a 21, em 30 minutos.
Com Gabi virando as bolas, o time do Rio abriu 8 a 3 no tie-break. Afiada também no bloqueio, a Unilever fez 11 a 6. E com um ataque de Juciely, fechou o set decisivo: 15 a 10 em 16 minutos.
Homenagem
Antes da partida, a diretoria do Praia Clube homenageou os campeões olímpicos da Unilever: Bernardinho (Atenas/2004, com a seleção masculina), Fabi (Pequim/2008 e Londres/2012), Fofão (Pequim/2008), Valeskinha (Pequim/2008) e Natália (Londres 2012). Cada um deles recebeu o troféu Mérito Esportivo, criado por Vânia Vilela, artista plástica de Uberlândia.
O próximo compromisso da Unilever é nesta sexta-feira (1/2), contra o Rio do Sul, às 18h30, na casa do adversário. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv.
A Unilever tem a equipe heptacampeã da Superliga, a mais vencedora da história da competição. O time carioca também soma no currículo dez títulos estaduais, os últimos nove consecutivos. Nesta temporada, algumas jogadoras e o técnico Bernardinho são personagens da campanha "Se você tem orgulho do Rio, vai sentir o mesmo desse time", que aproxima ainda mais a equipe da comunidade do Rio de Janeiro.
TROFÉU VIVAVÔLEI: Gabi (Unilever)
MAIOR PONTUADORA: Letícia e Michelle (Banana Boat/Praia Clube), com 21 pontos
EQUIPES
Banana Boat/Praia Clube – Juliana, Monique, Letícia, Dani Scott, Dayse e Michelle. Líbero – Arlene
Entraram – Nicole, Alice, Camilla Adão e Mayhara
Técnico – Spencer Lee
Unilever – Fofão, Sarah Pavan, Valeskinha, Juciely, Natália e Logan Tom. Líbero – Fabi
Entraram – Bruna, Roberta, Régis e Gabi
Técnico - Bernardinho
Fonte e foto: Unilever Vôlei