Pinheiros surpreende e derrota Sollys/Nestlé fora de casa

Pinheiros vence Sollys/Nestlé em Osasco - Foto: Alexandre Blanco
Dentro de seu ginásio, o José Liberatti, em Osasco, o vice-líder Sollys/Nestlé (SP) foi surpreendido pelo Pinheiros (SP), que fez uma excelente partida e venceu por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 28/26, 20/25 e 25/19. A partida, realizada no dia do aniversário da cidade de São Paulo e válida pela quarta rodada do returno da Superliga feminina, teve duração de 2h06.
Na próxima rodada, na terça-feira (29.01), o Sollys/Nestlé, que se manteve com 30 pontos, agora com 10 vitórias e três derrotas, jogará novamente no José Liberatti, desta vez contra o Rio do Sul, às 19h30. Já o Pinheiros, que mesmo com o belo resultado se manteve em sétimo lugar, com 14 pontos, voltará a atuar em seu ginásio, o Henrique Villaboim, e receberá o São Cristóvão/São Caetano, às 20h.
O grande destaque da partida, enaltecida até pelo adversário, foi a líbero Leia, um “monstro” na defesa. Ela pegou praticamente tudo. O troféu VivaVôlei como melhor jogadora em quadra foi merecidamente entregue para ela. Sua companheira, a ponteira Ellen, terminou como a maior pontuadora da partida, com 21 pontos.
“Com certeza, esse jogo será um divisor de água para nós. E esse troféu era para ser dividido por toda equipe, que jogou muito bem, com alegria, solta, sem responsabilidade, mas respeitando esse grande adversário que é o Sollys/Nestlé. Essa vitória nos ajudará muito para nossos próximos compromissos”, declarou Leia, ovacionada ao fim do jogo pelas companheiras.
Luizomar de Moura, técnico do Sollys/Nestlé, encheu a bola de Leia, que, segundo ele, foi quem desestabilizou sua equipe.
“Se eu ficar só falando do meu time, vou desmerecer a grande atuação do Pinheiros. A Leia fez uma partida memorável. Pegou tudo, e isso irritou nossa equipe, que não teve paciência para mudar o jogo. Mas que essa derrota nos sirva de alerta, pois daqui a pouco já começa o mata-mata. Parabéns ao Pinheiros”, disse Luizomar.
O JOGO
O primeiro ponto do jogo foi de Sheilla, num bloqueio. Curiosamente, seria a única vez que o Sollys/Nestlé ficaria na frente do placar no primeiro set. Muito bem na defesa, principalmente com a líbero Leia, e cometendo pouquíssimos erros, o Pinheiros não teve dificuldades para abrir vantagem. Nem mesmo os pedidos de tempo de Luizomar de Moura foram o suficiente. No segundo tempo técnico, a equipe visitante já vencia por 16 a 10. Chamava atenção a apatia das jogadoras de Osasco. As bolas caíam com facilidade entre elas. Foram três aces, por exemplo. No fim, Pinheiros 25 a 16.
O panorama não mudou muito no segundo set. Foi quase uma cópia do primeiro se não fosse a reação do Sollys/Nestlé no fim do set. Muito bem na defesa, no ataque e, principalmente, no saque, quebrando o passe do time da casa, o Pinheiros continuava mandando no jogo e se mantinha na frente: 8 a 5 no primeiro tempo técnico e 16 a 13 no segundo. Chegou a abrir 22 a 18, quando um ponto de ataque de Adenízia, que vibrou muito e acendeu o ginásio, seguido de um ace de Thaísa, deixou tudo igual em 24. Mas um ataque de Glauciele fechou o segundo set em 28 a 26 para o Pinheiros.
No terceiro set, o Sollys/Nestlé resolveu mostrar por que é o atual campeão do mundo. Mais concentrado, o time tomou as rédeas da partida, com destaque para Ivna, aniversariante do dia. Somada à vibração de Adenízia, que voltou a colocar fogo no jogo, com participação decisiva nos bloqueios, as comandadas de Luizomar passaram a jogar o que sabem, enquanto o Pinheiros diminuiu a pressão no saque, o que vinha fazendo a diferença. “Paramos de raciocinar o jogo todo”, irritou-se o técnico Wagão. Mas não teve jeito. Sollys/Nestlé 25 a 20.
Mas não teve mesmo jeito. Como praticamente o jogo todo se desenhou a favor do Pinheiros, a equipe selou a bela atuação no quarto set. Com uma determinação tática impressionante, que não condiz com a posição na tabela, e fazendo diferença no saque, com 11 pontos neste fundamento, as visitantes fecharam o set em 25 a 19, com uma bola de segunda da levantadora Macris, e o jogo em 3 sets a 1.
TROFÉU VIVAVÔLEI: Leia (Pinheiros)
MAIOR PONTUADORA: Ellen (Pinheiros), com 21 pontos
EQUIPES:
SOLLYS/NESTLÉ: Fabíola, Sheilla, Fernanda Garay, Jaqueline, Adenízia e Thaísa. Líbero: Camila Brait
Entraram: Karine, Ivna e Gabi
Técnico: Luizomar de Moura
PINHEIROS: Macris, Andréia, Ellen, Glauciele, Ana Carol e Lara. Líbero: Leia
Entraram: Vivian e Silvana
Técnico: Wagão
Fonte: CBV
Foto:Alexandre Blanco